-
Arquitetos: André Jost Mafra
- Área: 20 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Ignacio Aronovich
-
Fabricantes: M Bastos, Madeiras Lane
"Iceberg" é uma obra do artista Fernando Velázquez em parceria com o arquiteto André Mafra e o cenógrafo Leo Ceolin. O projeto é um desdobramento da série Iceberg na qual Velázquez utiliza a figura do iceberg, elemento da natureza cuja maior parte fica invisível aos nossos olhos, para comentar o impacto que os avanços tecnológicos vêm introduzindo nas sociedades contemporâneas e no planeta.
As complexas tramas que moldam a cultura humana foram tecidas em paralelo às descobertas e invenções técnicas e tecnológicas. Porém, nos últimos 100 anos, o desenvolvimento tecnológico está colocando em xeque a própria sobrevivência da espécie, seja pelo impacto no cotidiano, seja pela destruição e o esgotamento dos recursos naturais.
Neste sentido, "Iceberg" é um misto de escultura, objeto arquitetônico e instalação interativa que busca apontar e refletir a respeito dos contrastes deste sensível cenário. Materialmente "Iceberg" busca provocar um hiato entre forma e função. Com design desafiador, foi projetado e construído utilizando recursos paramétricos e de corte a laser. Por outro lado, foi propositalmente construído com materiais precários que lembram os barracos de periferia.
No seu interior, onde a estrutura é aparente, a obra comporta um sistema interativo composto por computadores, sensores e uma série de monitores que, alinhados, completam a imagem de um Iceberg, agora sim real (foto de Ignácio Aronovich). Cada vez que as pessoas passam na frente dos monitores, lembrando que não há forma de atravessar seu interior sem estar à frente de um deles, o segmento da imagem correspondente a esse monitor é apagado. A única forma de ver a imagem por completo é de fora.
Como as Folies de Bernard Tschumi no Parc de la Villette em Paris, "Iceberg" não tem uma funcionalidade evidente configurando um híbrido de monumento, templo, espaço de lazer e obra de arte, parte submersa e invisível desse Iceberg chamado tecnologia.